Livros da Carta da Terra convidam crianças e adultos a somarem forças pela sobrevivência da humanidade

Obras, que receberam contribuições de nomes como a ex-ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, o senador Randolfe Rodrigues e a senadora Esther Bemerguy, serão lançadas nesta quinta-feira (15).

 

Na próxima quinta-feira (15), às 19h, serão lançados os livros Carta da Terra para adultos e crianças. As obras tratam da preservação do planeta com linguagem adaptada para cada público. Tema evidenciado ainda mais pela pandemia causada pelo Coronavírus. Segundo as publicações, há relação entre as epidemias e o meio ambiente e, hoje, 75% das doenças emergentes e 65% das doenças existentes têm origem zoonótica, devido à destruição dos ecossistemas.

 

O lançamento, que será transmitido pela página do Facebook da Alternativa Terrazul, pretende unir forças e propor uma profunda reflexão sobre mudanças necessárias para o mundo, baseada nos pilares da Carta da Terra: I. Respeitar e cuidar da comunidade da vida; II. Integridade ecológica; III. Justiça social e econômica; IV. Democracia, não violência e paz. Os livros serão disponibilizados para download grátis no site: www.alternativaterrazul.org.br

 

“Um compromisso para com a Terra é hoje um compromisso com a própria sobrevivência da humanidade”, alerta o senador Randolfe Rodrigues na apresentação do livro que é realizado pela Fundação Grupo Esquel Brasil, Associação Alternativa Terrazul, Carta da Terra Internacional e Teia Carta da Terra Brasil.

 

A Carta da Terra é um documento que aponta passos em direção à mudanças para o presente e o futuro e, por isso, tem como destinatárias não apenas a atual geração, mas também as que ainda virão habitar o planeta. Com esse espírito, em 2020, foi realizado o Festival Internacional Carta da Terra para crianças e a versão adulta com lideranças socioambientais do mundo todo, parlamentares, artistas, grupos musicais e ativistas e membros de movimentos sociais, com conteúdo direcionado ao público infantil de forma a tocar nas problemáticas a serem enfrentadas acerca do tema do meio ambiente, dos princípios e das ações necessárias para conservá-lo.

 

A Carta da Terra, escrita no ano 2000 e lançada numa reunião da UNESCO em Paris, reafirmou-se como um documento fundamental, um marco na afirmação de princípios para a construção, a partir do século 21, de uma sociedade global mais sustentável. Mais que um documento, a Carta da Terra é um movimento que une milhares de entidades no mundo numa profunda reflexão sobre as mudanças necessárias para o mundo, baseada nos pilares da Carta da Terra: I. Respeitar e cuidar da comunidade da vida; II. Integridade ecológica; III. Justiça social e econômica; IV. Democracia e paz.

 

Esse ano, a Carta da Terra comemora 21 anos. Sua mensagem, embora adulta, renova-se nas vozes das novas gerações. Por isso, serão lançados dois e-books da Carta da Terra, uma na versão adulta e outra na versão infantil com objetivo de apresentar os princípios éticos da Carta da Terra as crianças e de propor a sua defesa e vivência no dia a dia, baseado na publicação do livro Carta da Terra para Crianças, uma versão especial criada pelo NAIA (Núcleo de Amigos da Infância e da Adolescência) do Rio Grande do Sul em 2003.

 

Contribuíram com as publicações: Marina Silva (Ex-Senadora, Ex-Ministra de Meio Ambiente e Historiadora), Sarney Filho (Secretário de Meio Ambiente do GDF), Randolfe Rodrigues (Senador e Historiador), Leandro Grass (Deputado Distrital do DF), Valéria Viana (Co-criadora do livro Carta da Terra para Crianças), Esther Bemerguy (Senadora), Ana Laíse Silva (Presidente da Terrazul), Pedro Ivo (Teia Carta da Terra Brasil), Mirian Vilela ( Diretora Executiva da Carta da Terra Internacional).

Após o lançamento, os livros serão disponibilizados para download grátis no site: www.alternativaterrazul.org.br. E o evento será transmitido no Facebook da Alternativa Terrazul: https://www.facebook.com/alternativaterrazuldf

 

 

SERVIÇO

Lançamento Livros Carta da Terra Infantil e Adulta.

15 de Abril, às 19 horas

 

Canal de Transmissão pelo Facebook:

 

https://www.facebook.com/alternativaterrazuldf

 

 

Sites: www.alternativaterrazul.org.br

https://cartadaterrainternacional.org

 

 

 

Realização:

- Fundação Grupo Esquel Brasil

- Associação Alternativa Terrazul

- Carta da Terra Internacional

- Teia Carta da Terra Brasil (comitê criativo do festival, composto por 41 instituições)

 

 

Apoio:

Secretaria de Meio Ambiente do Governo do Distrito Federal

Frente Parlamentar Ambientalista do CLDF

Frente Parlamentar dos ODS do DF